Ingestao de cha verde e oxidacao de gordura












RESUMO






Antecedentes: o consumo de chá verde é associada com vários relatos de promoção da saúde propriedades.


Objetivo: Nós investigamos os efeitos da ingestão aguda do extrato de chá verde (GTE) sobre a tolerância à glicose ea oxidação de gordura durante o exercício de intensidade moderada em seres humanos.


Design: Dois estudos foram realizados, ambos com um desenho cruzado contra-balanceada. O 2No período de 24 h antes dos ensaios experimentais, os participantes ingeriram cápsulas contendo três ou GTE (total: 890 ± 13 mg de polifenóis e 366 ± 5 mg EGCG) ou um placebo de farinha de milho (total: 1729 ± 22 mg). max) antes e após a suplementação.


Resultados: As taxas médias de oxidação de gordura foram 17% maior após a ingestão de GTE que após a ingestão de placebo (0,41 ± 0,03 e 0,35 ± 0,03 g / min, respectivamente; PA área sob a curva de insulina diminuiu em ambos os GTE e ensaios placebo (3.612 ± 301 e 4280 ± 309 μIU / dL · 120 min, respectivamente; P


Conclusões: a ingestão GTE aguda pode aumentar a oxidação das gorduras durante o exercício de intensidade moderada e pode melhorar a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose em homens jovens saudáveis.


Palavras-chave: catequinas do chá • • metabolismo do substrato oral-teste de tolerância à glicose • intensidade moderada de exercício • homens






INTRODUÇÃO





A prevalência da obesidade está alcançando proporções epidêmicas em muitos países ocidentais, com dados publicados recentemente sugerindo que, em alguns estados dos Estados Unidos, a prevalência da obesidade é> 30%.


O chá verde contém uma classe de flavonóides polifenólicos conhecidos como catequinas, as quais compreendem epigalocatequina galato (EGCG), epicatequina galato, epigalocatequina e galocatequina; EGCG é pensado para ser o mais farmacologicamente ativa das catequinas. 1 - 4EGCG é um conhecido inibidor da enzima catecol ). O -metiltransferase ( 5 ), que degrada a noradrenalina, e, portanto, EGCG podem exercer um efeito regulador sobre ativação simpática e lipólise.


Embora a maioria dos estudos com o chá verde têm sido realizados em modelos animais, Dulloo et al ( 6 ) mostrou que, em homens jovens saudáveis, um efeito semelhante pode ser observada com a ingestão GTE aguda.


Durante exercícios de intensidade moderada, EE é várias vezes maior do que durante o repouso, e as taxas de oxidação absoluta lipólise e gordura também são mais elevados ( 7 , 8 ).


Além dos efeitos sobre o metabolismo da gordura, GTE podem ter um efeito sobre a tolerância à glicose ea sensibilidade à insulina. nove ). -1 · d -1 por 3 semanas, a sensibilidade à insulina aumentada ( 10 ).


Nossa hipótese é que a ingestão aguda de GTE vai aumentar oxidação de gordura durante o exercício e vai melhorar a tolerância à glicose em homens jovens saudáveis.O primeiro estudo apresentado neste relatório (estudo A) investigou se a ingestão aguda de GTE podem aumentar as taxas de oxidação de gordura durante exercícios de intensidade moderada.






SUJEITOS E MÉTODOS






Participantes


do sexo masculino Doze participantes [ ± SD idade: 26 ± 2 y; peso: 75,1 ± 3,2 kg, índice de massa corporal (IMC, em kg / m 2 ); 23,9 ± 0,8; consumo máximo de oxigênio ( O 2 max): 50,9 ± 2,1 mL · kg -1 · min -1 ] foram recrutados para o estudo A. Um adicional de 11 participantes do sexo masculino (idade: 23 ± 2 y; peso: 77,7 ± 4,5 kg; IMC: 24,1 ± 1,1; O 2 max: 52,0 ± 2,8 mL · kg -1 · min -1 ) foram recrutados para o estudo B. Todos os participantes eram saudáveis de acordo com resultados de um questionário de saúde geral.


Todos os participantes assinaram consentimento informado para participar no estudo.






Testes preliminares





, pelo menos, 1 semana antes do primeiro teste experimental, todos os participantes realizaram uma prova de esforço incremental, em um cicloergômetro eletronicamente travado (Lode Excalibur Sport, Groningen, Holanda), para a exaustão voluntária. Wpor 3 min e aumentou seus esforços em passos incrementais de 35 W a cada 3 min até atingir a exaustão. W max foi calculada usando a seguinte equação ( 11):


( 1) onde W fora é a potência de saída da última etapa concluída, e t é o tempo (em s) passou na fase final. W max foram usados para determinar a carga de trabalho (50% Wmax) utilizados nos ensaios experimentais para o estudo mais tarde medições de gases A. respiratória foram feitas usando a técnica do saco de Douglas, o consumo de oxigênio ( O 2 ) e produção de dióxido de carbono foram calculados usando equações padrão ( 12 ). O 2 foi considerado máximo, se 2 dos 3 seguintes condições foram atendidas: 1 ) uma estabilização de O 2 com mais cargas de trabalho cada vez maior (um aumento de ≤ 2 mL · kg -1 · min -1 ); 2 ) HR um prazo de 10 batimentos / min da idade máxima prevista (220 bpm - idade), e 3 ) uma relação de troca respiratória de> 1,05.









Desenhos de estudo geral





em um desenho cruzado contra-balanceada, cada participante completou 2 dias de prova separados por ≥ 1 semana. W max; B em estudo, cada participante foi submetido a duas OGTTs.






Dieta e conteúdo da cápsula


As cápsulas foram ingeridas com almoço e jantar no dia antes do julgamento e na parte da manhã, ≥ 1 h antes do julgamento.No período de 24 h antes do primeiro julgamento, os participantes foram convidados a produzir um diário alimentar, o que foi replicado antes do segundo julgamento.


A quantidade de GTE contida em cada cápsula é equivalente a 3,5 ≍ xícaras de chá verde. O GTE (healthspan, St Peter Port, Reino Unido) consistia de um GTE padronizados (total de 340 polifenóis mg e 136 mg EGCG), maltodextrina, celulose microcristalina, croscarmelose de sódio, ácido esteárico, dióxido de silício, estearato de magnésio (origem vegetal), revestimento de celulose hydroxypropylmethyl, e glicerina (origem vegetal).






Protocolo experimental





Um Estudo


Mantivemos a patente cateter através de lavagem com solução salina isotônica 2-3 mL (0,9%; Baxter, Norfolk, Reino Unido) após cada coleta de amostra de sangue. Os participantes, então, montado a bicicleta ergométrica, e uma amostra de sangue de repouso (5 mL) foi coletado em tubos contendo EDTA (Becton Dickinson) e armazenadas em gelo por centrifugação mais tarde. A flexíveis de calibre 20 cateter de teflon (Venflon; Becton Dickinson, Plymouth, Reino Unido) foi, então, inseridos em uma veia antecubital. Todos os participantes se apresentaram no Laboratório de Performance Humana entre 0700 e 0900 após um jejum de 10 h durante a noite e ter evitado o exercício extenuante, álcool e bebidas com cafeína, nos últimos 24 h.






Estudo B





Mantivemos a patente cateter através de lavagem com solução salina isotônica 2-3 mL (0,9%; Baxter) após cada coleta de amostra de sangue e em 75 e 105 min. Uma amostra de sangue de repouso (5 mL) foi levado, imediatamente após o qual os participantes ingeriram uma bebida de glicose 25% composta de 75 g de glicose fez com água até um volume de 300 mL (Meritose-200; Amylum UK Ltd, London, Reino Unido ). A flexíveis de calibre 20 cateter de teflon (Venflon; Becton Dickinson) foi, então, inseridos em uma veia antecubital. Todos os participantes relataram para o Laboratório de Performance Humana entre 0700 e 0900 após um jejum de 10 h durante a noite e ter evitado o exercício extenuante, álcool e bebidas com cafeína, nos últimos 24 h.






Variáveis de sangue


Todos os tubos foram centrifugados a 1.700 x gSe for o caso a glicose plasmática, (Glucose HK; ABX Diagnostics, Galinhos, Reino Unido), livre FAs [(FFA) NEFA-C; Wako Chemicals, Neuss, Alemanha], e glicerol (Raisio Diagnostics UK Ltd, Worksop, Reino Unido) foram analisadas em um analisador COBAS MIRA semi-automático (La Roche, Basel, Suíça). por 10 min a 4 ° C.






Cálculos





Um Estudo


De a taxa de produção de dióxido de carbono e O 2 (L / min), carboidratos totais e as taxas de oxidação de gordura (g / min) foram calculados usando as seguintes equações estequiométricas de Jeukendrup e Wallis ( 13 ), trabalhando sob a suposição que a oxidação de proteínas durante o exercício é insignificante:


( 2) e


( 3)






Estudo B





a partir do plasma glicose e concentrações de insulina sérica durante o TOTG de 2 h, o corpo inteiro índice de sensibilidade à insulina (ISI) foi calculado usando a seguinte equação de Matsuda e DeFronzo ( 14 ):


(4) FPG, onde é a concentração de glicose em jejum, FPI é a concentração sérica de insulina em jejum, e 10 000 representa uma constante que permite que os números variam entre 1 e 12 a serem obtidos.






Análise estatística


Variáveis de sangue ao longo dos ensaios experimentais foram comparados usando a 2 fatores (tempo A análise dos dados foi realizada usando SPSS para Windows (versão 12.0.1, SPSS Inc, Chicago, IL). x trial) análise de medidas repetidas de variância. t testes compararam a contribuição do substrato para EE total, as áreas sob a curva (AUC) para glicose e insulina, eo ISI nos ensaios diferentes. P






RESULTADOS






Um estudo





Carga de trabalho e intensidades de exercício


A carga de trabalho de 50% W máx (133 ± 7 W ) usados durante os ensaios de 30 minutos de exercício provocou uma média absoluta O 2 de 2300 ± 99 e 2351 ± 94 mL / min para o placebo e ensaios GTE , respectivamente. O 2 max) e EE (11,35 ± 0,48 e 11,57 ± 0,45 kcal / min) entre os ensaios no grupo placebo e ensaios GTE, respectivamente, não diferiram significativamente .






Oxidação de carboidratos e gordura


A ingestão de GTE aumento de corpo inteiro oxidação de gordura significativamente mais do que a do placebo (0,41 ± 0,03 e 0,35 ± 0,03 g / min, respectivamente; P ; Figura 1A). .P aumentar P

































. FIGURA 1 Média (± SEM) oxidação de gordura medido a cada 10 minutos no placebo (PLA) (•) e extrato de chá verde (GTE) (○) ensaios (A) e contribuição de substrato (□, gordura, carboidratos ▪) ao total gasto de energia ao longo do período de 30 min no PLA e ensaios exercício GTE (B). n = 12. t de teste (B). P P






Metabólitos do plasma e insulina


Os efeitos do tempo e suplementação com ou sem GTE em plasma glicose, insulina, FFAs e glicerol pode ser visto na Figura 2. ; P P P = 0,06 para efeito principal de julgamento; Figura 2C). P
































FIGURA 2. Média (± SEM) nas concentrações plasmáticas de glicose (A), a insulina (B), ácidos graxos livres (FFA) (C), e glicerol (D) ao longo do período de 30 min em ambos os placebo ( •) e extrato de chá verde (○) Ensaios exercício. nFigura 2D = 12. indica que houve um efeito principal do julgamento: ou seja, as concentrações plasmáticas de glicerol foram significativamente ( P






Estudo B


Não houve diferenças significativas na glicemia de jejum (5,04 ± 0,08 e 5,12 ± 0,08 mmol / L) ou insulina sérica (8,16 ± 1,53 e 7,93 ± 1,40 μIU / mL) entre as concentrações de ensaios no grupo placebo e ensaios GTE, respectivamente. P Figura 3 Efeitos A) e tempo também e julgamento de insulina sérica (P
































FIGURA 3. Média (± SEM) de glicose de plasma (A) e insulina (B) as concentrações no placebo (PLA) (○) e extrato de chá verde (GTE) (○) e ensaios a área sob a curva (AUC) para glicose (C) e insulina (D) ao longo de um 2-h teste oral de tolerância de glicose no 2 ensaios. n = 11.t testes (C e D). P P


A AUC para glicose plasmática (Figura 3C ) não diferiu entre os estudos, no entanto, a AUC de insulina sérica foi de 15 ± 4% menores durante o julgamento GTE do que durante o placebo (3.612 ± 301 e 4280 ± 309 μIU / mL · 120 min, respectivamente; P P Figura 4).


























DISCUSSÃO





O estudo observou uma contribuição de 17% maior de gordura para EE total durante exercícios de intensidade moderada quando GTE foi ingerido placebo do que quando foi ingerida. O estudo aqui relatado é o primeiro a mostrar que o GTE pode aumentar a oxidação das gorduras durante o exercício de intensidade moderada ciclismo em homens jovens saudáveis. 6Segundo, a evidência sugere que, durante o exercício em jejum, a cafeína pode aumentar a oxidação de gordura ( ). 15 , 16 ). 8 , 17 -19 ).


Acredita-se que GTE exerce seus efeitos sobre a oxidação de gordura através da inibição da catecol O -metiltransferase ( 5 , 6A maiores concentrações plasmáticas de glicerol visto durante o julgamento GTE do que durante o placebo no presente estudo mostraram, ainda que indirectamente, que o GTE pode aumentar a lipólise. ), uma enzima que degrada a noradrenalina.


Além de dirigir adrenérgicos, a insulina é um regulador conhecido (ou seja, inibidor) da lipólise ( 20Assim, descartar este mecanismo potencial, porque a quantidade de farinha de milho ingerida foi mínima (1,5 g), e nem de glicose em jejum, nem concentrações de insulina diferiu significativamente entre os ensaios. ), e que poderia ser concebido que, durante o placebo, a farinha de milho pode ter elevado de glicose no plasma, que resultou na liberação de insulina e que acaba por inibir a lipólise.


Lipólise durante o exercício de baixa intensidade desta natureza não é pensado para limitar a oxidação de gordura ( 21 ), e pode ser que GTE tem efeitos adicionais sobre o metabolismo lipídico. 1 ). 2 ), e, assim, poderia aliviar a inibição sobre e aumentar a atividade da carnitina palmitoil transferase 2No entanto, as manipulações da dieta que elevam plasma FA pode-regular-se muitos genes que codificam para proteínas envolvidas no metabolismo da gordura ( . 22 ). 23 ) incubadas L1-adipócitos 3T3 em um meio contendo diferentes concentrações de EGCG por 15 min e observou uma inibição da enzima acetil CoA carboxilase.


Em paralelo com este, o aumento da ligação da insulina-receptor de membrana dos adipócitos e GLUT teor de proteínas foram observados 4 ( Quando esses ratos foram suplementados com GTE, além de frutose por 12 semanas, eles se tornaram mais sensíveis à insulina.O presente estudo também mostrou que a ingestão de GTE podem aumentar a sensibilidade à insulina em 13% e, portanto, pode reduzir a resposta de insulina a uma carga de glicose em 15%. 9 , 24 ). 25 ), a primeira etapa de insulina estimulou a captação de glicose.


Metabólitos, tais são conhecidos por interferir com a insulina cascata de sinalização através da ativação de isoformas novela da proteína quinase C (nPKC β e θ) ( Um outro mecanismo pelo qual GTE poderia aumentar a tolerância à glicose pode ser o particionamento de lipídios à oxidação, em vez de armazenamento. 26 , 27 ).


Em conclusão, a ingestão aguda de chá verde pode aumentar a oxidação das gorduras durante o exercício de intensidade moderada, possivelmente através de um aumento da lipólise e, portanto, uma maior disponibilidade de gordura como combustível.

Comentários